Enviado para você por Cabeloh através do Google Reader:
Todos os anos temos a promessa de que agora vai e nada. É uma grande sopa de letrinhas Ubuntu, Debian, Slackware, Red Hat, Fedora, Mandriva, X Y Z.
Chegando num ponto, em que cada distribuição tem sua própria forma de empacotamento e fazer um software pra linux se torna algo trabalhoso, porque você tem que empacotar em 700 formas diferentes (rpm, deb, etc)… (ou fazer em java :P … Mas isso fica pra uma próxima discussão).
Ou então você tem que disponibilizar o fonte para que os usuários compilem na mão, o que convenhamos é um saco e tem usuário que não sabe instalar na base do avançar, avançar, concluir… Quem dirá nos "./configure" da vida.
Agora temos um nome de peso, Google Chrome OS. Mas será que vai?
Quando o Linux entrou no mundo dos celulares, mais precisamente quando ele se popularizou (Motorola A1200), todo mundo queria ter um celular com Linux, mas e aí? Ele tinha Linux, mas não fazia nada, não era um smartphone e não era um telefone comum, simplesmente não vingou e quem comprou não teve vantagens que justificassem o valor pago na época.
Eis então que o Google lança seu poderoso Android (sua plataforma móvel baseada em Linux para celulares). Porém, nem tudo são flores nessa vida e em suas primeiras versões não se popularizou, mesmo tendo o nome do Google envolvido. As "grandes marcas" da área do celular vem olhando com bons olhos pra ele, mas ainda não chegou no primetime.
No desktop, isso vai dar confusão por parte dos xiitas, é uma grande confusão. É possível fazer tudo no Linux e em cada fórum você vê a mesma informação de uma forma diferente e pra uma distribuição também diferente. Os experts da área ficam dias montando tutoriais de como fazer e querem que pessoas normais sigam 300 passos só pra poder rodar o WoW com o fps lá embaixo.
A diferença é que agora o Google está na cena Linux. E seu foco (do Google) sempre foi a facilidade de uso. Tem também a intenção de levar tudo pra web (e vem fazendo isso já à alguns anos).
O Google pretende entrar no mercado de Netbooks, que são voltados totalmente para a web. Aí um nicho que o linux não soube explorar até hoje, talvez seja as aplicações nas nuvens onde independente da plataforma e da forma de empacotamento de seu sistema operacional, você só precisa de um browser e está tudo ao seu alcance.
Não são máquinas montadas em casa, então as grandes marcas podem adequar o software e o hardware para atender às suas necessidades, acabando assim com o grande problema dos drivers incompatíveis.
Então Microsoft/Mozilla estão de olhos bem abertos pra ver onde isso vai dar.
Nem tudo que o Google toca vira ouro. Agora é esperar pra ver se Google Chrome OS vai pegar.
---
Artigos relacionados no Google Discovery
Coisas que você pode fazer a partir daqui:
- Inscrever-se no Google Discovery usando o Google Reader
- Comece a usar o Google Reader para manter-se facilmente atualizado com todos os seus sites favoritos
Nenhum comentário:
Postar um comentário