domingo, 27 de setembro de 2009

O Coala Cármico vem aí!

 
 

Enviado para você por Cabeloh através do Google Reader:

 
 

via Guanabara.INFO de Ricardo Pinheiro em 08/09/09

Coala Cármico, Coala Cármico... (ao som de Spiderman, do desenho animado antigo!)
Coala Cármico, Coala Cármico…
(assobie a música "Spiderman", do desenho animado)

Não, não é nenhum super-herói peludo, ou alguma arma letal do Governo Americano baseada em bichinhos peludos (como os que surgiram na cabeça do perturbado do Grant Morrison), é o Ubuntu 9.10, o Karmic Koala, que está na versão Alpha 4, com data para ser lançada em 29 de outubro (1 semana depois do lançamento previsto do Windows 7).

No blog do André Gondim tem algumas das novidades listadas, e eu fui ver outras fontes para descobrir o que tem de novo nessa que a distro mais popular de todas. Vamos lá:

  1. Ekiga fora – Quase ninguém usa o Ekiga, um aplicativo de VoIP. Melhor tirar do CD.
  2. Mais recursos para o Wine – metade (50%) dos usuários de Ubuntu usam o Wine. Então, nada melhor do que facilitar a vida daqueles que ainda estão atrelados a softwares que só funcionam sobre aquela plataforma proprietária, e algumas mudanças são muito bem-vindas:
    • Agora você pode instalar e remover programas que rodem sobre o Wine a partir da opção Adicionar/Remover, o que é fantástico.
    • Um item na opção Sistema->Preferências do GNOME para configuração do Wine e dos programas que rodam em cima dele.
    • Quando você começa a instalar um programa que rode sobre o Wine, o Ubuntu detecta se você tem o Wine instalado. Se não tiver, ele instala para você e continua a instalação. Ê vida mansa!
    • Na instalação do Wine, ele instala também o ClamAV, anti-vírus livre, para garantir que tudo fique seguro, mesmo sendo o Linux, que não tem vírus conhecidos.
    • Mais um monte de mudanças, cosméticas e pequenas, mas muuuuuito úteis.
  3. O Assistente de Migração, que permite você importar todo o seu ambiente do sistema proprietário que você deve ter instalado anteriormente, agora é mais abrangente, e reconhece mais sistemas e versões, o que inclui agora o Mac OS X e várias distros de Linux também. Agora vem também as chaves WEP/WPA das redes wi-fi que você conectou, os logs do MSN, o histórico do Internet Explorer, as playlists do iTunes… Muito mais do que vinha antes.
  4. O Network Manager está mais limpo e organizado, e as caixas de diálogo para chaves WEP/WPA1/WPA2 estão menores e mais simples. Tudo seguindo a idéia do GNOME que, quanto menos itens desnecessários, melhor.
  5. Algumas janelas da configuração de rede wi-fi antes e depois.

    Algumas janelas da configuração de rede wi-fi antes e depois.

  6. O notificador que mora na área de notificação (o envelope fechado) também tem um monte de mudanças, e para melhor: Ao você clicar lá, você terá um histórico de todos os contatos que você recebeu recentemente, do Empathy (um novo cliente de mensagens instantâneas), o Evolution, o Gwibber (cliente Twitter), o GMail… A idéia é amarrar as redes sociais de uma maneira simples, num lugar só: "Social right from the start".
  7. A ferramenta de limpeza do sistema (o Computer Janitor) vai ter a interface mudada, para ficar mais intuitiva.
  8. Integração maior com o Ubuntu One, que é um serviço de armazenamento de dados da Canonical (baseado no conceito de computação na nuvem). Você vai poder sincronizar arquivos, diretórios, compartilhar a tela do teu desktop enquanto você estiver usando, bookmarks do Firefox, entre outros.
  9. O instalador do Ubuntu no Windows, o WUBI, também sofrerá várias modificações, como:
    • Opção da transferência da instalação em cima do Windows para uma partição separada.
    • Opção de atualizar umas instalação feita via WUBI, basta colocar um CD do Ubuntu mais novo, e ele atualiza a partir da mídia.
  10. Empathy x Pidgin: Ainda nada concretizado, mas há quem queira trocar o pombo roxo pelo cliente cheio de empatia, mas há quem diga que é melhor esperar o primeiro também ter suporte a voz e vídeo. Ainda não está certo.
  11. XSplash: Troca do gerenciador de tela de boot. O Ubuntu usa o usplash, mas estava quase migrando para o Plymouth, do Fedora. Só que a 1 dia do fechamento dos recursos do sistema (o "feature freeze") o XSplash chegou, e parece que vai virar o padrão.

Abaixo, um vídeo de um notebook Samsung com o Ubuntu com o XSplash inicializando:

Tem mais novidades, e o desenvolvimento do Karmic Koala continua caminhando. Quem for corajoso o bastante, pode pegar uma versão Alpha (a atual é a 4), instalar e usar. Se fizer isto, também participe como tradutor, há muita necessidade para que ele saia num belo português brasileiro no final do mês que vem.

PS: A citação ao Grant Morrison foi a essa história aqui embaixo, WE3: Instinto de Sobrevivência.

WE3: Instinto de Sobrevivência, por Grant Morrison e Frank Quitely. Vencedor de 2 prêmios Eisner, o Oscar dos quadrinhos estadunidenses.

WE3: Instinto de Sobrevivência, por Grant Morrison e Frank Quitely. Vencedor de 2 prêmios Eisner, o Oscar dos quadrinhos estadunidenses.


 
 

Coisas que você pode fazer a partir daqui:

 
 

Nenhum comentário: