sábado, 5 de setembro de 2009

Versão portátil do Windows 7

 
 

Enviado para você por Cabeloh através do Google Reader:

 
 

via Peopleware de Vítor M. em 10/08/09

Hoje em dia é moda "portabilizar" tudo o que é software. Torna-se de facto mais simples e mais prático andar com o nosso software no bolso. Esta vantagem pode ser estendida aos sistemas operativos, que já correm de forma transparentes a partir de dispositivos de armazenamento USB. Hoje vou-vos ensinar a colocar o Windows 7 a correr a partir de uma pen USB.

Nesta primeira parte, iremos abordar a instalação, criação e inicio de instalação do Windows 7 sobre o VirtualBox portable.

Começamos por descarregar a partir daqui o VirtualBox Portable. agora certifique-se que tem numa das portas USB uma pen com um mínimo de 8GB (isto para ter espaço para executar a instalação do Windows). Obviamente deverá ter já uma cópia do Windows 7.

Vamos seguir passo a passo, com suporte de imagens os passos necessários para construir uma máquina virtual dentro da nossa PENUSB.

Depois de darmos início à instalação do VirtualBox para dentro da Pen USB, a aplicação faz disparar uma janela solicitando que seja registada a cópia do programa. Se tiverem tempo podem registar a vossa cópia.

Agora com o quadro principal aberto, clicamos no botão Novo. De seguida, botão Próximo.

É-nos agora solicitada a quantidade de memória que vamos reservar para a máquina virtual. Para uma utilização "decente" do Windows 7, no mínimo coloquem 1024MB. Um giga já permite um utilização sem "congelamentos". Botão Próximo.

Agora vamos definir o tamanho do disco virtual. Começamos por criar um disco novo.

Botão Próximo que nos levará a um quadro interessante.

Neste quadro, o utilizador poderá definir o tipo de estrutura do disco. Ou colocaremos um disco que se expande dinamicamente conforme o espaço necessário aquando da utilização do Windows 7, ou colocamos um espaço rígido de disco virtual. Neste caso vamos utilizar um armazenamento expandido dinamicamente.

Neste quadro e depois de termos definido o tipo de armazenamento, vamos alocar o espaço que queremos para o tal disco virtual.

Não se preocupem. Mesmo tendo uma pen de 6 ou 8 GB o espaço que estamos a alocar de 20GB será para permitir a instalação sem problemas. O tecto será obviamente o tamanho da sua pen. Relembro que a instalação do Windows 7 RTM Ultimate, consome um pouco mais de 5,6 GB de espaço. Botão Próximo.

Pronto. Agora clique no botão Terminar e tem a sua máquina virtual instalada, pronta a receber a instalação do Windows 7.

Agora o ideal será o utilizador ter o Windows 7 num DVD ou num ficheiro ISO. Clique nas definições e vá ao separador CD/DVD Rom.

Caso a instalação seja feita por um ficheiro ISO, temos de o adicionar ao Gestor de Discos Virtuais, Clique no botão Adicionar.

Depois de encontrado e este estar já no separador Imagens de CD/DVD, os tradicionais ISO, clique no botão Seleccionar.

Conforme pode ver, já tem o ISO, no fundo da janela carregado. Pode também escolher outro suporte para a sua instalação. Se tiver o Windows num DVD apenas precisa de dizer ao Assistente que é a partir da drive óptica que começará a instalação do Windows 7.

Termina aqui a instalação da máquina virtual. Feito isto partimos para a instalação do Windows 7.

Quando começar a instalação, o rato está activo dentro da máquina virtual, basta dar um clique e conformarem a janela de informação que vos diz que, para retirar o cursor do rato de dentro da janela virtual, têm de clicar na tecla Alt Gr.

Veja na página seguinte alguns passos da instalação.

Partilhe este artigo...

 
 

Coisas que você pode fazer a partir daqui:

 
 

Nenhum comentário: